quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Ler...

Existem certos livros que quando você escolhe lê-los, realmente não espera que ele vá surpreendê-lo. Por outro lado, também existem aqueles que você tem certeza que será a melhor leitura do ano e o livro não passa de um grande desapontamento.
Da mesma maneira, autores que não estão na lista dos mais vendidos e muito menos fazem parte dos clássicos, também rendem boas surpresas e boas leituras, muitas vezes melhores do que aqueles que encabeçam o top 20 das livrarias.
Para os livros serem bons precisam de uma boa história, uma boa escrita e serem capazes de te fazer lê-los sem notar que o tempo está passando e que já são sete horas da manhã, você não dormiu e a única coisa que importa é conhecer o final da história. 
Ler não é apenas ser transportado para outros lugares e todos os clichês que campanhas pró-leitura pregam por aí. Ler é conhecer, se divertir, imaginar. É sofrer com um personagem e torcer por outro. É reler cinco vezes o mesmo parágrafo para ter certeza que o autor matou seu personagem favorito e se indignar quando percebe que é realmente verdade. Ler vai além do que podemos escrever sobre. Gostar de ler é uma escolha. É mais do que um hábito, é um dom. E, infelizmente, parece que muitos poucos foram contemplados com este poder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário