quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Sherlock Holmes

Quando fiz o post dos “Cinco Livros Supervalorizados que nem valem tão a pena assim", levei um certo tempo pensando no quinto livro que eu devia colocar. Não cheguei a nenhuma conclusão e acabei colocando “Os Subterrâneos” do Kerouac.
Tudo que eu escrevi sobre ele é verdade e eu não mudei minha opinião, mas não queria ter colocado ele. Primeiro, porque o autor é supervalorizado e não o livro. E segundo, porque eu tinha certeza que tinha algum outro que merecia o lugar, mas não conseguia lembrar qual.
Alguns dias depois conversando com meu namorado, ele me abriu os olhos para qual eu queria: Sherlock Holmes. Acho que as obras de Sir Conan Doyle deveriam ser as primeiras da minha lista. 
Lembro que quando era pequena, eu e meu irmão adorávamos um seriado que passava na Nickelodeon que era “Shirley Holmes” ou “As Aventuras de Shirley Holmes”, qualquer coisa desse tipo. Eu até queria ser detetive quando crescesse. E eu pensava “nossa, quando eu for maior, quero muito ler Sherlock Holmes porque se esse seriadinho é assim tão legal, imagine a obra original?”. Doce ilusão. O seriado infantil da Nick era absurdamente mais legal que as histórias do “titio Sherlock”.
Não consigo entender onde se encontra a genialidade de Arthur Conan Doyle. Dá até raiva de tão forçada que são as deduções de Holmes. O autor pode dar a explicação que quiser como o porquê do Sherlock enxergar as coisas daquele jeito, que para mim não desce.
Por sinal, acho genial demais a obra de Jô Soares – O Xangô de Baker Street – em que todas as deduções que o Sherlock Holmes dele faz, estão erradas.
As histórias de Sherlock Holmes são ruins, mal escritas e forçadas. Ponto. Pode ser um clássico, mas não vale a leitura.
Pra finalizar, alguém saberia me explicar de onde diabos vem o “Elementar, meu caro Watson”?

2 comentários:

  1. Aahhh, eu gosto de Sherlock Holmes. Li pouco de suas muitas histórias, mas gostei do que li.
    =0)
    Bj.

    ResponderExcluir
  2. RIDICULA VOCE,,AS OBRAS DE SIR ARTUR CONAN DOYLE SAO GENIAIS,,E MUITO MAIS GENIAIS SAO SEUS PERSONAGENS..QUEM VC PRA FALAR DO ETERNO SHERLOCK HOLMES..

    ResponderExcluir