quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Scott Pilgrim - Vol. 1

Eu adoro ler HQs, mesmo meu namorado falando que eu não consigo entender a genialidade. Talvez eu não consiga mesmo. Mas ainda assim, eu gosto de lê-las. Chego até gostar bastante de algumas, como é o caso de “Retalhos” que é um dos melhores livros que eu já li. Mas também chego a não gostar realmente de outras, como é o caso de Scott Pilgrim – Volume 1.
Quando vi do que se tratava, fiquei curiosa para conhecer a obra. Gosto de historinhas tranquilas, até meio “bobas”. São legais para passar o tempo. Mas Scott Pilgrim ultrapassa o limite do bobo. “Bobo” é “A Fantástica Fábrica de Chocolates”. Bobo é o “Diário de Um Banana”. Scott Pilgrim é sem nexo, confuso e extremamente babaca.
Se livros costumam ser melhores que filmes e Scott Pilgrim já é ruim na versão escrita, fico imaginando a versão cinematográfica... Mas não tenho muita esperança de um filme que o protagonista é o Michael Cera...
Enfim, voltando ao assunto. Quando eu percebi que este livro não ia acrescentar nada a minha vida, a única coisa que me manteve lendo, foi que não gosto de abandonar leituras pela metade. De Scott Pilgrim não dá para aproveitar nem os desenhos. Não que, para mim, isso conte alguma coisa. Mas tem gente que lê HQs só para apreciar a arte. Portanto, se você gosta de apreciar desenhos bem feitos e/ou ler histórias bem contadas, mantenha-se longe deste livro.
Como eu disse, a história é tão sem nexo que chega a ser confusa. Teve várias partes que tive que voltar as páginas para ter certeza que a continuação era aquela. Do nada, sem explicação nenhuma, o assunto muda. Ele está sonhando e de repente não está mais. Juro que não consegui entender direito.
Resumidamente, Scott Pilgrim é a história de um babaca de seus vinte e poucos anos que não faz absolutamente nada da vida e começa a namorar uma menina de 17 anos, após ficar um ano sofrendo por ter terminado um relacionamento. Enquanto sai com esta menina do Ensino Médio, ele começa a sonhar – ou não – com uma outra garota, sai com ela também e do nada tem que lutar contra ex-namorados malignos. Pois é, você deve estar pensando “o que diabos é isso?”. Não se preocupe. Eu também pensei. E agora que terminei de ler esta porcaria, a única coisa que eu fico pensando é que lá se foi uma hora da minha vida que não volta nunca mais.

2 comentários:

  1. Olá nath, aqui é a DAN do blog Falando de livros, se vc não tem twitter vc pode participar mesmo assim, divulgando no skoob ou facebook, cada vez que vc divulga vc pode preencher o formulário novamente e isso aumenta as suas chances de ganhar.

    Ah, em breve vai ter outras promoções, bj

    ResponderExcluir
  2. Em outras palavras: não entendeu a genialidade dessa HQ. Um dos melhores de sempre.

    ResponderExcluir