quinta-feira, 15 de julho de 2010

Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban


Ah! O terceiro livro da série. Não há como negar a minha nítida preferência por Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban. O livro é sensacional e não digo isto apenas por contar a história de Sirius, meu personagem favorito.
Além de a narrativa ser mais madura que a dos dois livros anteriores, há um amadurecimento por parte das personagens também. Apesar de Harry ainda ter 13 anos, ele não é mais uma criancinha boba. Sem contar o enredo que já traz assassinatos e um lado mais obscuro da própria história da série. 
Acho que não há nada mais sombrio e genial que os dementadores. A primeira vez que li o que eles eram e o que faziam, não consegui pensar em mais nada que não fosse “fantástico!”.
Quando lemos pela primeira vez, pensamos o livro inteiro que Sirius é o vilão e quando chegamos ao final, percebemos que o vilão, na verdade, estava presente tanto em A Pedra Filosofal quanto em A Câmara Secreta, e isto nem sequer passou pela nossa cabeça. É impossível não sentir um ódio gigantesco de Rabicho e até do Snape; e não se afeiçoar à Sirius e à Lupin.
Quando Harry não consegue provar a inocência do padrinho e é obrigado a se separar dele, é interessante ver a maneira que, mesmo Harry tendo acreditado em Sirius e desejado ir morar com ele, não há uma despedida cheia de “melação” e clichês, como se os dois se conhecessem desde sempre.
Se os quatro livros seguintes não fossem tão espetacularmente bons, eu diria que O Prisioneiro de Azkaban é, sem sombra de dúvida, o meu favorito. Mas não direi isso. A única coisa que posso afirmar é que Sirius Black é um dos melhores personagens da série. E é impossível não gostar deste terceiro livro quando a sua história se resume em contar a vida de um personagem tão bom.

Um comentário:

  1. Nome: Maíra Barbosa

    E-mail: mairabarbosa43@yahoo.com.br

    Cidade: leme do prado

    Estado: MGagem: Tenho 18 anos, sou estudante de Ciências Econômicas, ganhei a metade da bolsa pelo PROUNI, sou apaixonada por ciência, economia, literatura, informação e tecnologia. Eu gostaria de pedir que me enviassem títulos concedidos como cortesia, gosto muito de ler, leio todos os gêneros e ficaria muito agradecida se me ajudarem. Meu endereço: Nome: Maíra Barbosa, endereço Rua Rafael de Souza, s/n, Acauã, Leme do Prado-MG Cep 39655-000.

    Obrigada!

    ResponderExcluir